30/10/2013

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

0utubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

   A ideia original para celebrar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar partiu da Doutora Blanche Woolls, na altura Presidente da International Association of School Librarianship (IASL) – Associação Internacional de Bibliotecas Escolares, na Austrália, e foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999.
   Posteriormente, em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL criou o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar” que será celebrado no mês de outubro de cada ano. Esta alteração foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007.
    O objetivo é realçar as bibliotecas escolares de todo o mundo e valorizar o seu papel e a sua importância na educação das crianças e jovens.
    James Henri (presidente da IASL) afirmou “O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De facto, torna-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com atividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade”.
A comemoração é sempre na última segunda feira do mês de outubro. Este ano, é dia 28.
   A Ferreira Dias/Biblioteca Escolar, no âmbito das Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, propõe dois tipos de atividades, para realçar a importância da biblioteca nas aprendizagens.
Haverá prémios para cada ano de escolaridade e por modalidade.
       
        As modalidades a concurso são:
7º, 8º, 9º anos: Peddy-Paper na BE.  
- 10º, 11º, 12º anos: Pequeno texto lúdico-imaginativo sobre a BE.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares foram selecionados os alunos vencedores das modalidades do concurso:

“PEDDY-PAPER” NA BIBLIOTECA

1º Prémio: Flávio Martins, 7º E, nº 10
2º Prémio: Victória Cusinier, 9º A, nº 29
3º Prémio: Bruna Rodrigues, 7º F, nº 3


“ E SE EU FOSSE UMA BIBLIOTECA?”

1º Prémio: José Gaspar Aragão, 12ºC5, nº 23
2º Prémio: Carla Coutinho, 12ºE, nº 4
3º Prémio (exequo): Carolina Ribeiro, 10º L1, nº 10 e Rodrigo Graça, 11º E, nº 28

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

A entrega dos prémios será no dia 5 de Novembro, pelas 10 horas, na Biblioteca. Agradece-se, desde já, a presença dos premiados.

Sem comentários: