13/03/2017

LER E APRECIAR

Orgulho e Preconceito
 Autora: Jane Austen
Editora: Civilizações
Preço: 8,99€
Número de páginas: 359
Género literário: Romance

         A escritora britânica Jane Austen publicou Orgulho e Preconceito, pela primeira vez, em 1813.
         A autora aborda assuntos bastante sensíveis como o casamento por interesse e o papel da mulher na sociedade do seu tempo, com o propósito de mudar a mentalidade machista e conservadora da época, criando personagens marcantes e cheias de personalidade.
         O romance narra como Elizabeth, uma jovem de 21 anos, linda, inteligente, atraente, alegre e sincera, lida com os problemas relacionados com a educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática da Inglaterra, no início do século XIX. Elisabeth representa o orgulho, e o austero Darcy representa o preconceito, justificando o título da obra.
         No desenrolar da história, as personagens acabam por se relacionar entre si, sendo a mais relevante a relação entre Elisabeth e Mr. Darcy, por se tratar de personagens principais. Inicialmente, quando se encontram, têm opiniões negativas recíprocas: tanto Elisabeth como Darcy têm uma imagem estereotipada do outro muito orgulhoso, vaidoso, arrogante e preconceituoso, que ostenta o estatuto social e o valor do património familiar.
          Rico em pormenores, o romance retrata valores, conceitos e preconceitos da época, foca a essência do papel feminino, nomeadamente no que tange à educação, à conduta e aos valores, colocando em evidência a futilidade das relações que visam de forma contundente a ascensão social pelo casamento e a garantia de conforto patrimonial.
                                                                                                                                                                                                          Texto 12, Adelgisa Ramos, Nº1, 11º L2, 13 de março de 2017




Sem comentários: