27/03/2017

LER E APRECIAR

Título:
ciranda de pedra
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editorial Presença, 2008, edição portuguesa publicada por acordo com Dr.Ray-Gude Mertin, Literarische Agentur, BadHamburg, Alemanha
204 Páginas,
Preço: € 13.00
Género: Romance

 Ciranda de pedra é um livro de Lygia Fagundes Telles, cuja primeira edição foi lançada em 1954. O tema desta obra é a vida de uma menina, Virgínia, que se sente inferiorizada, pelas situações por que passa. Estas situações são atuais, pois o divórcio dos pais e o não se dar bem com a família são exemplos de acontecimentos que ocorrem regularmente nos dias de hoje.
            Virgínia vive acontecimentos que lhe marcam a vida, uns mais dramáticos que outros mas todos contribuindo para o desenrolar da ação. Uma das situações que mais a marca é a morte da sua mãe, Alice. Todos os acontecimentos são encadeados e as emoções descritas: a situação inicial começa pela tristeza e rejeição da família que ela sente em criança, o divórcio dos pais e o facto de as irmãs serem beneficiadas, e termina com Virgínia a ir viajar para longe, o que simboliza o recomeço de uma nova vida, afastando-se de todas as pessoas que lhe eram mais próximas. A narrativa tem uma delimitação aberta, que convida a imaginar umas tantas possibilidades de futuro para a protagonista.

 Finalmente, este livro é indicado para leitores que gostem de histórias com um conteúdo dramático e sejam, de certo modo, contemporâneas. A autora narra detalhadamente os acontecimentos, e retrata as personagens, descrevendo as suas atitudes, e o mundo onde a protagonista se encontra.

 André Carneiro, Nº6,10ºC3,  27 de março de 2017


Sem comentários: