20/03/2017

LER E APRECIAR

Eis novo texto, resultante da leitura e apreciação desta obra tão interessante da literatura portuguesa.
Título: O Mandarim
Autor: Eça de Queirós
Editor: Porto Editora
Edição: dezembro de 2008
Número de páginas: 93
Género: Novela
O Mandarim é uma novela de Eça de Queirós que faz parte de uma coleção que junta algumas obras de grandes autores portugueses. Não é uma obra realista; o seu género enquadra-se no romance de aventura, e desperta o interesse daqueles que gostam de aventuras que deixam uma moral final.
É narrada a história de Teodoro, que é o narrador, homem pobre, no entanto, ambicioso, que sonha com uma vida de riqueza que sabe que não pode ter, porque leva a vida monótona e medíocre de um funcionário público. O narrador- personagem não acredita em deus nem no diabo, porém é muito supersticioso. A sua vida muda, quando descobre um livro que conta a lenda do Mandarim, segundo o qual, apenas um toque numa campainha lhe possibilitaria ter a vida que ele sempre quisera: ser rico. Para isso acontecer, Mandarim teria de morrer.
A verdade é que Mandarim fica rico como sempre quis, no entanto, arrepende-se. Há uma moral na história: o ser humano quer sempre ter aquilo que não tem, e “quem tudo quer tudo perde”, porque, na verdade, se a vida fosse sempre como se quer, viver faria pouco sentido.

Texto 13, Ana Margarida Gomes, Nº05, 10ºL1, 20 de março de 2017


Sem comentários: