06/03/2017

LER E APRECIAR

O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Edição ou reimpressão: 10-2013
Editor: Pergaminho
Idioma: Português
Preço: 15.50 €
Género: Romance   

     Paulo Coelho é um escritor brasileiro do século XXI. As suas obras mais importantes são o Diário de um Mago e O Alquimista.
     O Alquimista foi publicado em 1988 e narra a história do protagonista, Santiago, um pastor de ovelhas que vive na Andaluzia (Sul de Espanha) e tem um sonho de viajar até Al Fayoum, para encontrar o seu tesouro. Narrado na terceira pessoa, torna mais fácil a leitura e leva o leitor a simpatizar com o protagonista e até mesmo com as personagens que com ele se relacionam. Santiago deixa a Andaluzia e parte numa viagem simbólica, que o faz refletir sobre todas as questões importantes da sua vida.
     O livro é marcado por vários simbolismos e todas as personagens do livro são uma reflexo do próprio protagonista, por exemplo, o Inglês que está sempre a procura de conhecimento, o vendedor de cristais que representa o medo de falhar. Mas talvez o mais valioso seja a alquimia da vida, pois esta é movida por sonhos e, se Lenda Pessoal for seguida, o universo irá transformar os sonhos em realidade, partindo do princípio de que tudo o que se pede ao universo será dado na mesma medida.
     Concluindo, o livro tem uma mensagem agradável, com um conteúdo excelentíssimo de entretenimento, e com umas boas doses de reflexão.

Texto 11, Marlon Duarte, nº 18, 11º A2, 06 de março de 2017


Sem comentários: